A Receita Federal apreendeu nesta segunda-feira (17) uma carga de bolinhas de gel que estavam chegando ao Brasil após serem trazidas da China. A apreensão aconteceu no porto seco de Suape, município de Ipojuca (PE).
As bolinhas de gel, usadas em armas de brinquedo, se tornaram uma febre em algumas cidades, com disputas entre jovens nas ruas. Oftalmologistas alertam que há riscos no contato das bolinhas com os olhos. Além disso, o Inmetro afirmou que as armas de brinquedo não passam por sua avaliação pois se assemelham a armas de airsoft e paintball.

Ao todo, foram encontrados 40 sacos contendo pacotinhos com bolinhas de poliacrilato de sódio (utilizadas como munição para armas de bolinhas de gel).
De acordo com a Receita, as mercadorias estavam escondidas em uma carga de polipropileno e não foram declaradas na Declaração de Importação. A Inspetoria da Receita Federal no Porto de Suape informa que foram apreendidos, ao todo, 40 sacos (de 20 kg cada), totalizando 800 kg de bolinhas de gel (poliacrilato de sódio). A mercadoria tem um valor estimado de R$ 50 mil.
Desde dezembro de 2024, as prefeituras dos municípios pernambucanos de Paulista e Olinda proibiram o uso e a venda de armas de bolinhas de gel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário