
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse, nesta segunda-feira (12), que não há possibilidade de a Casa retomar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) durante as discussões sobre a reforma tributária.
A declaração foi dada durante evento em São Paulo, organizado pelo Banco Santander. Na ocasião, Maia pediu o apoio de alguns setores econômicos do governo federal que questionam o retorno da contribuição.
12/ago/2019
Finep lança plataforma de conectividade e negócios
Por Robson Pires, em
A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), agência brasileira de inovação, lançou hoje (12) uma plataforma digital de conectividade e negócios para o ecossistema de inovação brasileiro. O lançamento foi feito durante o Innovation Summit, que segue até a próxima quarta-feira (14) em Florianópolis.
Um dos objetivos é conectar instituições de ensino e pesquisa ao governo e à indústria. A tecnologia permite compartilhar conhecimentos, oportunidades, serviços e negócios. Será possível construir o perfil do interessado e criar um ambiente de contatos, além de ter acesso à postagem de toda a rede. A plataforma contará ainda com informações sobre chamadas públicas e oportunidades em incubadoras e aceleradoras.
12/ago/2019
Anatel: reclamações contra operadoras de telefonia cai 17,2% em junho
Por Robson Pires, em
O número de reclamações contra operadoras de telecomunicações encaminhados à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em junho de 2019 caíram 17,2% em relação a maio. De acordo com os dados divulgados hoje (12) pela agência, em junho foram recebidas 218.356 reclamações nos canais de atendimento.
Todos os principais serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel apresentaram redução em junho de 2019. A telefonia fixa, com 44.686 reclamações, registrou queda de 22,1%. Em seguida foi a telefonia móvel pós-paga, com 76.340 reclamações, diminuição de 17,6%.
12/ago/2019
PRF e IBAMA apreendem grande quantidade de lagosta na cidade de Baia Formosa/RN
Por Robson Pires, em

Nesta segunda-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal participou de uma ação conjunta com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – IBAMA, com o objetivo de coibir a pesca ilegal de lagosta na Praia de Baía Formosa.
Durante a operação, foram apreendidas 89 redes caçoeiras, cada uma com aproximadamente 80m de comprimento, além de 357kg de lagosta, proveniente de pesca com o uso de petrecho não permitido. As caçoeiras são redes de nylon e o seu uso para a pesca de lagosta é expressamente proibido.
De acordo com o Art. 34, inciso II da lei de crimes ambientais (lei 9.605/98), constitui crime realizar pesca mediante a utilização de aparelhos, petrechos, técnicas e métodos não permitidos. Os transgressores estão sujeitos a uma pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
12/ago/2019
A Lei do Silêncio de Fátima Bezerra
Por Robson Pires, em
A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra deveria se pronunciar sobre os aumentos das arrecadações, mas prefere a Lei do Silêncio.
12/ago/2019
O recuo de Fátima Bezerra com aposentados da UERN
Por Robson Pires, em
Rivania Moura, presidente da ADUERN, disse que a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra recuou da decisão e vai manter o auxílio saúde para os aposentados da UERN.
12/ago/2019
Apresar de tudo…
Por Robson Pires, em
… Por unanimidade, o Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, elegeu a Governadora Fátima Bezerracomo doutora Honoris Causa. A cerimônia de entrega do título será no dia 28 de setembro, no Teatro Municipal de Mossoró, por ocasião da Assembleia Universitária e comemoração dos 51 anos de fundação da instituição.
Fátima determinou o fim do auxílio-saúde dos aposentados da Universidade. Mesmo assim receberá o título.
12/ago/2019
Protesto de alunos da UNP em Natal
Por Robson Pires, em
Os estudantes do curso de Medicina da UNP, na unidade da Salgado Filho, fizeram um protesto na tarde desta segunda-feira(12). A UNP anda em baixa.
12/ago/2019
Time de Fátima Bezerra entra em campo
Por Robson Pires, em
Marcado para amanhã, às 8h, na frente da governadoria, a paralisação geral dos servidores públicos do estado do Rio Grande do Norte. O time de Fátima Bezerra já entrou em campo e está jogando água fria no protesto.
Vai ter diálogo fácil de novo?
É somente uma pergunta.
12/ago/2019
Pesquisa indica que 87% das pessoas acham conta de luz cara
Por Robson Pires, em
Um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) em parceria com o Ibope, mostrou que 79% dos entrevistados gostaria de ter um mercado livre para escolher a sua fornecedora de energia. O percentual é 10% maior do que o obtido na avaliação de 2018. Segundo a Pesquisa de Opinião Pública 2019 sobre o que pensa e quer o brasileiro do setor elétrico, lançada nesta segunda-feira (12) na capital paulista, 68% dos entrevistados trocariam hoje a sua fornecedora de energia.
Os dados revelam que 87% das pessoas consideram sua conta de energia cara, número que subiu 4% em relação ao ano passado. Aqueles que consideram excessivos os impostos cobrados em sua conta de luz são 65% e 64% disseram fazer esforço para economizar energia para não atrapalhar o orçamento familiar. Para 57% da população o custo da energia cairia caso houvesse abertura do mercado.
12/ago/2019
Fluxo na Avenida Roberto Freire será alterado nesta quarta-feira (14)
Por Robson Pires, em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) fará operações-piloto para mudança no fluxo de trânsito na Avenida Engenheiro Roberto Freire, Zona Sul de Natal, a partir da próxima quarta-feira (14). A ação será feita em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN), o CPRE e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).
As alterações buscam melhorar o tráfego no sentido Ponta Negra-Centro, com foco no trecho entre a passarela localizada na altura do hipermercado Extra e a Rua Doutor Sólon de Miranda Galvão, que dá acesso ao campus da Universidade Federal do RN (UFRN).
12/ago/2019
Paralisação: Mesmo besteirol de sempre. Mais uma vez
Por Robson Pires, em
O servidores públicos do Rio Grande do Norte vão paralisar suas atividades amanhã,terça-feira (13). Também acontecerá um ato público vai ocorrer em frente à Governadoria.
E mais uma vez advinha a pauta?
Protesto é para cobrar ao Governo do Estado um calendário de pagamento e ainda os salários em atraso referentes aos meses de novembro, dezembro e o décimo terceiro de 2018.
Mesmo besteirol.
12/ago/2019
Agência Espacial dos EUA divulga nova foto de Júpiter capturada pelo telescópio espacial Hubble
Por Robson Pires, em
A NASA publicou, na última quinta-feira (8), uma nova foto de Júpiter, capturada pelo telescópio espacial Hubbleno dia 27 de junho.
Agora é possível conferir uma paleta de cores mais intensa, nas nuvens que circulam a atmosfera do gigante gasoso, do que vimos nas imagens divulgadas anteriormente.
Isso é importante porque as cores e suas mudanças fornecem aos cientistas pistas importantes para os processos que ocorrem na atmosfera de Júpiter, informa o site Canal Tech.
A nova foto foi capturada em luz visível como parte do programa Outer Planets Atmospheres Legacy program (OPAL), que fornece visões anuais de planetas feitas pelo Hubble para procurar por mudanças em suas tempestades, ventos e nuvens.
Abaixo, você pode conferir o vídeo publicado pela NASA com as novas observações do Hubble:
12/ago/2019
Prefeitura de Campo Redondo (RN) firma novo contrato de aluguel de carros
Por Robson Pires, em
A empresa QUATTRO RENTE A CAR LTDA, que tem um capital social de apenas R$ 10 mil, foi contratada pelo prefeito Alessandru Emmanuel Pinheiro Alves da cidade de Campo Redondo (RN), pela importância de R$ 494.400,00, visando o aluguel de carros para a Prefeitura Municipal.
Será que o alcaide vai disponibilizar um veículo para cada família do Município?
É somente uma pergunta.
12/ago/2019
Esmarn implanta uso de videoconferência na defesa de TCC de pós-graduação
Por Robson Pires, em

A inovação tem sido uma das marcas da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) durante este ano. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e sua aplicação em diversas áreas, torna-se possível inovar na forma de promover educação. Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola passou a incluir o uso de videoconferência nas bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Na ultima sexta-feira (9), a experiência foi realizada com esse tipo de avaliação na qual o professor José Albenes (orientador dos trabalhos realizados) participou a distância.
O presidente da banca, Nilo Ferreira, que atuou como coorientador, relatou a importância dessa ação, visto que a tecnologia contribui para a evolução da didática e dos métodos pedagógicos da academia. “Isso traz a presença do ausente, pois possibilita às pessoas que não estão presentes fisicamente o acompanhamento do que está se passando na banca, diminuindo a distância entre orientador e orientando. A vida hoje gira em torno da tecnologia e favorece também à educação, melhorando a experiência de todo o processo”, relatou.
O uso dessa ferramenta, disciplinado por meio da Resolução 001/2019, deliberada pelo Colegiado de Pós-Graduação da Esmarn, traz para o orientando a possibilidade de ser avaliado por profissionais de todo o país, com o intuito de expandir, aprimorar e aperfeiçoar a realização das defesas.
Segundo a avaliadora interna, Elanne Canuto, coordenadora administrativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Mediadora Judicial do Núcleo de Conciliação do 2º Grau no TJRN, “a Esmarn tem avançado nessa área de trazer a utilização dessa tecnologia e enriquecer a formação das pessoas; e agora abre um leque de possibilidades muito grande para a realização das bancas”.
A avaliadora comenta sobre a satisfação em participar das bancas de TCC da pós-graduação em Processo Civil e elogia o nível dos trabalhos: “O tema central foi mediação e conciliação e foram quatro trabalhos riquíssimos que trazem contribuições teóricas e práticas para mudanças de atuação do profissional do sistema de justiça.”
Para o orientando Otávio Góis, o qual apresentou trabalho sobre a conciliação como método de resolução de conflitos, a experiência foi boa e o deixou mais a vontade durante a explanação do seu trabalho. “Às vezes, muita gente na sala durante a defesa causa insegurança, lapso de memória e esquecimento, prejudicando o desenrolar da sua defesa. A experiência trouxe, pessoalmente falando, mais tranquilidade na apresentação do meu trabalho”, relatou.
12/ago/2019
Governo do RN instala Câmara Setorial da Mineração
Por Robson Pires, em
Com o propósito de manter o diálogo constante com as cadeias produtivas, a governadora Fátima Bezerra e o secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, instalaram hoje a Câmara Setorial da Mineração. A solenidade, que também foi a primeira reunião do grupo, foi realizada na Sedec e contou com a participação de representantes de universidades públicas, empresários e profissionais do segmento de mineração.
Quarta câmara setorial instalada neste governo (Indústria, Comércio e Serviços e Pesca e Aquicultura), trata-se de um fórum permanente de discussão entre entidades públicas e privadas deste importante setor da economia, que apesar do volume considerável de negócios gerados, ainda há bastante potencial a ser explorado. “Temos esse jeito de governar, que é através do diálogo. Aposto mais uma vez nas ideias da nossa equipe do Desenvolvimento Econômico, agora para fomentar o setor da mineração e gerar mais empregos para o nosso povo”, disse a governadora.
12/ago/2019
Ministro Marcos Pontes visita Macaíba
Por Robson Pires, em
Macaíba recebeu a visita do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, neste sábado (10). O ministro conheceu o Campus do Cérebro, complexo que abriga o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e as futuras instalações do Parque Tecnológico Augusto Severo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O prefeito Fernando Cunha prestigiou a visita e solicitou ao ministro que, com o novo Parque no município, novos cursos na área de robótica sejam desenvolvidos para a população em parceria com a UFRN, enfatizando que a instituição possui um projeto pronto sobre a temática.
As atividades iniciais planejadas para o Parque são nas áreas da energia, tecnologia da informação e reabilitação em saúde, com ofertas de espaços para as entidades apoiadoras, que incluirão uma incubadora multissetorial de empresas, uma aceleradora gerenciada pelo Instituto Santos Dumont (ISD), a Agência de Inovação (AGIR) e um espaço do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS).
Cooperações em áreas complementares serão associadas ao Parque como células de inovação descentralizadas, de acordo com as vocações econômicas e tecnológicas. Os parceiros na implantação do novo espaço, prevista para 2021, são a própria UFRN, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, prefeituras de municípios da Grande Natal, diversas instituições de ensino superior e representações da indústria e do mercado.
Na ocasião também estiveram presentes o vice-prefeito, Auri Simplício; José Daniel Diniz Melo, reitor da UFRN; Ângela Paiva, professora e ex-reitora da UFRN; diretores e coordenadores do Instituto Santos Dumont em Macaíba; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Macaíba, Gelson Lima; as vereadoras Ana Catarina, Edma Maia, Rita de Cássia e Dadaia Ribeiro; os vereadores João de Damião, Igor Targino e Silvan Freitas; secretários municipais de Macaíba; Luiz Lacerda, vice-presidente da Fecomércio/RN; o empresário Venício Gama entre outras personalidades.
12/ago/2019
Prefeitura do Natal lança programa Aprendendo Mais para erradicação do analfabetismo
Por Robson Pires, em
O índice de analfabetismo em Natal gira em torno de 8% da população, ou seja, perto de 60 mil natalenses não sabem ler e escrever. Para enfrentar essa realidade, a Prefeitura do Natal lançou, nesta segunda-feira (12), na sede do Cemure, na Cidade da Esperança, o programa Aprendendo Mais, que pretende levar educação e qualificação profissional para essa parcela.
O programa vai beneficiar, nesta primeira fase, 750 alunos nas quatro zonas da cidade sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação. A metodologia de ensino será baseada no método Paulo Freire e parcerias como as firmadas com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social e o Sebrae, que irão qualificar ou requalificar o aluno focando na inserção no mercado de trabalho.
“É inconcebível que Natal tenha esse número vergonhoso de analfabetos. São quase 60 mil natalenses que não sabem ler ou escrever. Com o Aprendendo Mais nós vamos tirar as pessoas da escuridão do analfabetismo. A grande obra aqui é a obra em nome da dignidade da pessoa humana”, analisou o prefeito.
A secretária de Educação de Natal afirmou que o prefeito determinou prioridade nessa ação. Ela disse que a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai permitir que a SME possa trabalhar com eficiência no método Paulo Freire. “O programa fará parte de um projeto de pesquisa da UFRN que disponibilizará um estagiário por sala para acompanhar o trabalho dos professores”, revela a secretária da SME Cristina Diniz.
Até o fim do mês a SME deverá formar as primeiras turmas. Serão dois polos na zona Norte, com dez turmas, dois polos na zona Oeste, com dez turmas, um polo na zona Sul com cinco turmas e outro na zona Leste, também com cinco turmas.
As aulas acontecerão no turno noturno e poderão ser ministradas utilizando a estrutura de escolas municipais, centros paroquiais, centros comunitários ou outros espaços. O processo de formação deverá durar cinco meses, englobando a alfabetização e os cursos de formação profissional.
12/ago/2019
Monsenhor oferece imagem de santa ao prefeito de Caicó por R$ 50 mil
Por Robson Pires, em

Não! Não! Não!
O monsenhor Antenor Salvino não está caducando de jeito nenhum como andam dizendo. Ele está lúcido e muito sabido. Ofereceu ao prefeito de Caicó Robson Batata Araújo uma imagem da Imaculada Conceição por R$ 50 mil para ser pago pela prefeitura. O prefeito não topou o negócio. Como é que se faz uma licitação de uma imagem de Santa? Seria um fato inédito.
O monsenhor Antenor Salvino é aquele mesmo que vendeu o famoso Castelo de Engady ao governo do Estado na gestão de Wilma de Faria.
Hoje, trasformado num lixo. Pegou uma grana boa à época.
De caduco ele não tem nada. É muito sabido.
12/ago/2019
Fátima Bezerra quer R$ 250 milhões do Banco do Brasil
Por Robson Pires, em
“Quero dizer aqui em primeira mão: graças a Deus avançou as negociações com o Banco do Brasil, que deve estar submetendo a proposta que nós fizemos de renegociação da folha ao Conselho de Administração do Banco do Brasil amanhã [13], em reunião em Brasília. Espero que isso seja concluído e, com isso, nós vamos ganhar um dinheirinho a mais no final do ano também pra ajudar a gente a abater o salário atrasado, ou seja, o passivo que ficou da gestão anterior”.
Da governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra espera arrecadar cerca de R$ 250 milhões com a venda do gerenciamento da folha de pagamento do governo do Estado.
O Banco do Brasil vai analisar a nova proposta lançada pelo Governo do Estado até amanhã, terça feira (13).
12/ago/2019
Via Costeira recebe sinalização vertical e horizontal
Por Robson Pires, em

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou um trabalho da revitalização do sistema de sinalização vertical e horizontal de toda a avenida que compreende a Via Costeira da capital. A medida busca ampliar a visibilidade das informações de trânsito da área, repondo o material desgastado e contribuindo com a segurança dos condutores e pedestres que circulam na localidade.
A determinação da Direção Geral do Detran é para que a Coordenadoria de Operações atue substituindo as sinalizações vertical de advertência e de regulamentação, sendo que a primeira compreende as informações que alertam o condutor de condições que podem ser perigosas durante o tráfego da via, e a segunda englobando as regras de circulação imposta para a avenida, a exemplo de proibições, limites de velocidade e restrições de fluxo.
Um ponto importante informado pelo engenheiro do Detran, Mizael Gadelha, é no tocante a sinalização horizontal que compreende as faixas de pedestres situadas ao longo da Via Costeira. A ação vai contemplar a revitalização de todos esses pontos com a repintura dos espaços destinados a travessias de pedestres.
Nesse sentido, é importante que esses locais sejam utilizados corretamente pelo cidadão, já que são responsáveis por conceder segurança na travessia de um lado para o outro da rua. O trabalho da revitalização do sistema de sinalização vertical e horizontal da Via Costeira foi iniciado da última sexta-feira (09) e deve ser finalizado até a próxima quarta-feira (14).
12/ago/2019
Serasa leva caminhão itinerante de renegociação de dívidas a Natal
Por Robson Pires, em
A partir desta terça-feira (13) o Serasa Consumidor, startup e braço da Serasa Experian, estará com um caminhão itinerante de serviços estacionado no Natal Shopping, na zona Sul de Natal, oferecendo serviços de forma gratuita para a população. O número de inadimplentes na capital é de 337.920.
Os visitantes poderão consultar seu CPF, conhecer e entender sua pontuação de crédito com o Serasa Score, além de simular e/ou contratar empréstimos no comparador de crédito online Serasa eCred. Além disso, poderão ainda ter acesso a renegociações de dívidas atrasadas e/ou negativadas com empresas parceiras do Serasa Limpa Nome Online e poderão sair de lá com o boleto de pagamento em mãos.
12/ago/2019
Câmara de Natal capacita servidores sobre processos legislativos
Por Robson Pires, em
A Escola do Legislativo Wilma de Faria, da Câmara Municipal de Natal, iniciou uma série de cursos de capacitação para os servidores da Casa. Nesta segunda-feira (12), começou o primeiro deles sobre a elaboração dos processos legislativos, ministrado pelos procuradores da Câmara.
12/ago/2019
WhatsApp poderá funcionar sem conexão com a internet?
Por Robson Pires, em
Um novo recurso no WhatsApp poderá chegar em breve à plataforma junto com uma nova atualização: ele será capaz de funcionar em celuares sistema Android e iOS sem a conexão da internet, o popular 3G e 4G, segundo o site especializado em tecnologia WaBetaInfo.
“Você poderá usar sua conta do app em muitos dispositivos. Isso inclui a versão para Windows, para que você possa usar o aplicativo no seu computador se o seu celular não tiver dados ou conexão móvel”, informa o site.
12/ago/2019
O dinheiro da UNE
Por Robson Pires, em
A UNE promete protestos amanhã contra a reforma da Previdência e pela liberdade de Lula.
Estudantes com carteirinha para pagar meia-entrada acabam financiando isso aí (aproveite e clique aqui para ler sobre um projeto de lei que propõe o fim desse monopólio).
E a CPI da UNE? Rodrigo Maia simplesmente a ignorou como parte do acordo para garantir o apoio do PC do B em suas eleições à presidência da Câmara.
O Antagonista
12/ago/2019
Dupla Jener e Gustavo Negreiros comanda mais um programa na TV Tropical
Por Robson Pires, em
A dupla formada pelo publicitário Jener Tinôco e o jornalista e advogado Gustavo Negreiros, que comanda diariamente o Radar da Notícia na TV Tropical, estreou mais um programa na grade da emissora.
O Mundo dos Negócios, exibido todo sábado ao meio-dia, é um espaço para falar sobre empreendedores e negócios, com entrevistas de empresários de destaque. “O programa Mundo dos Negócios vai mostrar as empresas e os empreendedores do Rio Grande do Norte, os cases de sucesso, a história, o caminho de quem faz, gera empregos e riquezas. Mundo dos Negócios, a voz do empregador”, explica Jener.

A dupla dinâmica Jener e Gustavo já atuou junta no programa de rádio Bom Dia Cidade, da 94 FM – que hoje permanece sob o comando de Jener; esteve à frente do Band Entrevista na Band Natal e agora investe nesse novo produto jornalístico com pegada empresarial.
Blog da Juliska
12/ago/2019
Mala sem alça
Por Robson Pires, em

Jean-Paul
O senador potiguar (carioca, pra ser mais franco) Jean-Paul Prates que não passa de um mero desconhecido no Rio Grande do Norte e que ganhou um mandato de graça, graças a astúcia da governadora Fátima Bezerra(colocando-o como suplente) é um mala sem alça. Aos poucos as coisas vão ficando mais claras. “Degustador’de um bom charuto CUBANO, Prates intermediou ajuda para a campanha de Bezerra ao governo do RN. É criador de várias empresas que atuam ou atuaram em diversas áreas com algumas ‘suspeitas de oportunismo’.
12/ago/2019
Tudo legal
Por Robson Pires, em
O corte do auxílio saúde dos aposentados da UERN é totalmente legal. É uma verba indenizatória, e portanto, não acompanha a aposentadoria. A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra fez tudo dentro da legalidade. É ruim para os aposentados? É! Mas, fazer o quê?
12/ago/2019
Justiça Federal suspende parte de decreto de Bolsonaro que exonerou 11 do mecanismo de combate à tortura
Por Robson Pires, em
A Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu parte de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que exonerou 11 integrantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MTPCT).
Onze peritos que visitavam presídios para prevenir a tortura e o tratamento cruel foram exonerados por Bolsonaro. O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) foram à Justiça contra o decreto.
12/ago/2019
UERN: Cria coragem e privatiza logo, Fátima!
Por Robson Pires, em
A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra cortou 100% do investimento da UERN. E agora acabou com o auxílio saúde dos aposentados da universidade. Vão dizer que é “gópi’?
É somente uma pergunta.
Cria coagem e privatiza logo, Fátima! O RN agradece.
12/ago/2019
Fátima Bezerra está ‘comendo pelas beiradas’
Por Robson Pires, em
A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra está ‘comendo pelas beiradas‘ como se come ‘angu quente’. Determinou o fim do auxílio-saúde dos aposentados da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Manda privatizar logo que a situação do Estado melhora muito, Fátima!
12/ago/2019
Bota pra ‘rear’, Bolsonaro!
Por Robson Pires, em
Jair Bolsonaro parece obcecado com os radares móveis. Hoje, no Rio Grande do Sul, o presidente prometeu acabar com eles já a partir da próxima semana.
“Estou com uma briga na Justiça, junto com o ministro Tarcísio [Freitas], da Infraestrutura, para acabar com os radares móveis do Brasil. Isso é coisa de uma máfia de multas, é um dinheiro que vai para o bolso de poucos, é uma indústria de multas. A partir da semana que vem, não teremos mais essa covardia de radares móveis no Brasil.”
12/ago/2019
Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer promove I Simpósio em oncologia no final de agosto
Por Robson Pires, em

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) vai realizar no dia 31 de agosto seu I Simpósio Multidisciplinar. O evento tem como tema principal: “Oncologia, parece impossível até que seja feito”, promovendo um diálogo entre profissionais e estudantes da saúde e áreas afins, em contexto regional, priorizando temas que tragam visibilidade as novas dinâmicas para a atuação dos profissionais.
“Percebemos que existe uma dificuldade de acesso a esses profissionais, então pensamos no evento como uma forma de facilitar esse contato e difundir esse conhecimento e trabalho tão importante, que é o tratamento oncológico”, explicou Sérgio Catardo, Diretor Administrativo da LMECC.
O I Simpósio Multidisciplinar da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) tem o objetivo de Oportunizar a estudantes, profissionais e demais interessados na temática, discussões acerca dos avanços e práticas integrativas em saúde na oncologia, bem como fomentar a divulgação científica, visando estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.
“Nosso Simpósio traz a importância e eficácia da Equipe Multidisciplinar no tratamento oncológico e assim mostra aos estudantes e profissionais da área da saúde como funciona a oncologia em suas diversas áreas”, frisa Fábia Lopes, Coordenadora de Enfermagem da LMECC e membro da Comissão Organizadora do evento.
A professora universitária Julita Sena é Psicóloga, Mestre em Saúde e Sociedade, doutoranda em Psicologia com Ênfase em Saúde, Cuidados Paliativos e Luto em Oncologia. Ela pesquisa sobre a temática há cerca de 08 anos e vai passar um pouco da sua experiência. “Conversaremos sobre a prática do psicólogo e sua importância em uma perspectiva interprofissional, acolhendo e manejando situações inerentes aos processos de luto durante o tratamento e após a perda”, explica.
O Simpósio contará com palestrantes com vasta experiência oncológica, que atuam em Mossoró, no Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste. As inscrições podem ser feitas no próprio site da Liga (ligamossoroense.org/simposio) até o dia 28 de agosto.
O evento acontecerá na Universidade Potiguar, Campus Mossoró, com início às 08h da manhã do dia 31 de agosto. Mais informações pelo telefone (84) 9.9953-7987, pelo site ligamossoroense.org ou no instragam oficial da Liga (@lmecc_solidariedade).
12/ago/2019
Advogados são homenageados pela Assembleia Legislativa
Por Robson Pires, em

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (12) uma sessão solene em comemoração ao Dia do Advogado, celebrado no último dia 11. Presidida pelo deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, a solenidade teve como principal objetivo destacar a importância da advocacia e os excelentes trabalhos prestados pelos homenageados à sociedade potiguar.
“Muito nos honra receber nesta Casa todos esses juristas que hoje tem o reconhecimento de todos nós pelo excelente trabalho prestado na área à nossa sociedade potiguar”, disse Ezequiel ao abrir a solenidade.
Propositor da sessão solene, o deputado Kelps Lima (SDD) destacou o momento vivenciado pela advocacia potiguar e ressaltou a importância dos colegas usarem a data para uma reflexão sobre o verdadeiro papel do advogado. “A advocacia não pode e nem deve ser tratada como se pedisse favor, porque advogado não pede favor, advogado pede, apenas, que a lei seja cumprida”, ainda em seu discurso o deputado clamou os colegas advogados a buscar o verdadeiro papel do advogado na tríade da justiça.
“A força da advocacia não pode vir de fora. Tem que vir de dentro de cada um de nós. Não podemos aceitar de forma alguma que nossas prerrogativas não sejam respeitadas. Nós temos um excelente judiciário, mas será que nós não transformamos as nossas relações em burocracia? Em embates burocráticos desnecessários. Nós temos credibilidade para sentar e conversar e é preciso que façamos”, ressaltou Kelps.
Ainda durante a sessão solene, a Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN) foi homenageada pela passagem dos seus 70 anos de atuação, como explicou a diretora da CAARN, Monalissa Dantas Alves da Silva. “Estamos em festa. Pela comemoração dos 70 anos da nossa Caixa de Assistência e por ver que o trabalho realizado na instituição vem sendo reconhecido pela sociedade civil e principalmente pelos advogados, nosso principal alvo”, disse
Ao fazer uso da palavra, o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, disse que a advocacia é uma profissão que se dedica todos os dias a vencer desafios. “Temos avançado muito nas boas condições de trabalho da advocacia e hoje homenageados, sabemos que estamos fazendo a coisa certa, principalmente no dia a dia da sociedade, nesse momento de urgência da defesa do estado democrático de direito”, frisou.
Homenageados
Alana Patrícia da Silva Almeida
Aldo de Medeiros Lima Filho
Angela Monteiro de Lima
Augusto Costa Maranhão Vale
Caio Vitor Ribeiro Barbosa
Cristiano Luiz Barros F. da Costa
Fernanda Abreu de Oliveira
Flaviano da Gama Fernandes
Francisco de Assis Cunha
João Maria Trajano Silva
João Victor de Holanda Diógenes
Ricardo Victor Pinheiro de Lucena
Rossana Daly de Oliveira Fonseca
Thiago Galvão Simonetti
Alana Patrícia da Silva Almeida
Aldo de Medeiros Lima Filho
Angela Monteiro de Lima
Augusto Costa Maranhão Vale
Caio Vitor Ribeiro Barbosa
Cristiano Luiz Barros F. da Costa
Fernanda Abreu de Oliveira
Flaviano da Gama Fernandes
Francisco de Assis Cunha
João Maria Trajano Silva
João Victor de Holanda Diógenes
Ricardo Victor Pinheiro de Lucena
Rossana Daly de Oliveira Fonseca
Thiago Galvão Simonetti
12/ago/2019
PSL realiza Campanha Nacional de Filiação neste sábado(17)
Por Robson Pires, em
No próximo dia 17 (sábado), o Partido Social Liberal (PSL) realiza, em todo o país, uma Campanha Nacional de Filiação. No Rio Grande do Norte, a etapa regional ocorrerá na sede do PSL estadual, localizada na avenida Senador Salgado Filho, 1803 (em frente ao Bob’s), com a presença conrmada dos 40 municípios do Estado que já possuem diretórios do partido.
O evento para liação de novos membros acontecerá das 9h às 17h e a programação também contará com programação musical, área de alimentação e uma palestra do presidente do PSL/RN,Coronel Hélio Oliveira.
12/ago/2019
Garis entram em greve e suspendem trabalho de varrição e coleta de lixo em Patos
Por Robson Pires, em
Os garis da cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, entraram em greve e suspenderam as atividades de varrição e coleta de lixo na cidade. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, os trabalhadores notificaram a empresa terceirizada para a qual prestam o serviço e justificaram a paralisação das atividades por falta de equipamentos de segurança e pagamento.
12/ago/2019
MPF pede implantação de ciclofaixa na BR-101 entre Natal e Parnamirim
Por Robson Pires, em
O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com Ação Civil Pública (ACP) que pede a implantação de ciclofaixa na BR-101/RN, entre os municípios de Natal e Parnamirim. O trecho – do km 95,9 ao 109,1 – passa por obras de reformulação que não oferecem solução para a circulação de veículos não motorizados e põem em risco a segurança de ciclistas.
Ao priorizar o tráfego de automóveis, as obras descumprem a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei n.º 12.587/2012), que estabelece como diretriz a “prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados” (art. 6º, II). As obras também estão em desacordo com a Lei Municipal n.º 349/2011, de Natal, que exige a destinação de espaço para ciclistas e cadeirantes em todas as construções de locomoção pública. Além disso, o projeto aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não foi integrado aos planos de mobilidade urbana dos municípios.
Em pedido liminar, o MPF sustenta que o Dnit e as prefeituras devem implementar a faixa compartilhada como solução temporária, até haver disponibilidade de recursos para a construção de ciclovia – via segregada, com adequada separação de veículos motorizados e pedestres. Em parecer, o próprio órgão observou “a situação atual de severa restrição ao tráfego em condições seguras para os ciclistas no segmento (…), compreendendo uma extensão de 13,2 km de travessia urbana em área densamente povoada e em acelerado processo de urbanização”.
O Consórcio Natal-Parnamirim, responsável pelas obras, argumentou que o fluxo de ciclistas seria muito reduzido. No entanto, os estudos apontam curso de mais de 200 veículos não motorizados por dia no trecho, número considerado expressivo pelo MPF. A ação, de autoria do procurador da República Fernando Rocha, defende que “a maior preocupação do Dnit deveria ser com a segurança nos deslocamentos das pessoas, a qual é um dos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana (…) No entanto, o que se observa é que a autarquia federal mais está preocupada com o quantitativo daqueles que se deslocam do que efetivamente garantir a segurança destes”.
São, ainda, princípios da política nacional a acessibilidade universal, o desenvolvimento sustentável e a segurança nos deslocamentos. Assim, “a implementação da ciclovia ou ciclofaixa além de representar uma inclusão social na mobilidade urbana, também representa a busca por uma maior segurança no trânsito, bem como a promoção dos compromissos climáticos assumidos pelo Brasil”, reforça a ação.
12/ago/2019
Ezequiel Ferreira solicita série de investimentos para região salineira do RN
Por Robson Pires, em

O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, apresentou uma série de requerimentos para o município de Macau, na região salineira do Rio Grande do Norte. Os pedidos envolvem recursos para infraestrutura, segurança pública e até a abertura da Central do Cidadão na Cidade, que teve a construção de sua sede própria recentemente construída.
Ezequiel explica que a Central do Cidadão em Macau atenderá a toda a população da região salineira do Estado. A construção da sede própria para o equipamento foi fruto da luta do mandato de Ezequiel, sendo concluída em dezembro do ano passado. Agora, o parlamentar solicita a abertura novo prédio.
Já para a segurança pública, Ezequiel pede aumento do efetivo policial e melhores condições de trabalho para a Polícia Militar de Macau. O objetivo é atender aos distritos de Barreiras e Diogo Lopes, Cohab, Papagaio, Quixabas, Tambaú e Assentamentos. Além disso, o parlamentar solicita a disponibilidade de uma nova viatura policial para a cidade. “Macau tem mais de 31 mil habitantes, sendo mais de 8 mil pessoas residindo em comunidades rurais. O município se encontra vulnerável quanto à segurança pública. Há um déficit de viaturas para atender a demanda, e a população fica aflita com a marginalidade sem ser contida”, disse. Além da governadora, estes requerimentos também foram destinados ao secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo.
12/ago/2019
Barulho: Fátima Bezerra retira auxílio saúde de aposentados da UERN.
Por Robson Pires, em
Os aposentados da UERN receberam com surpresa a notícia de que a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra retirou o auxílio saúde deles. Vai ter protesto nesta terça (13) na governadoria a partir das 8 horas.
12/ago/2019
Robinson Faria de olho em 2020
Por Robson Pires, em
O ex-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) está mais do que nunca dentro da cena política potiguar. Ultimamente, ele tem percorrido municípios do Estado e mantendo contatos políticos. Cuida da reorganização da sua legenda de olho nas eleições de 2020 onde pretende apontar muitos candidatos a prefeito.
12/ago/2019
Pagamento de cotas do PIS/Pasep começa na próxima segunda, dia 19
Por Robson Pires, em
A partir da próxima segunda-feira, dia 19, os trabalhadores da iniciativa privada poderão sacar os recursos da cota do PIS, na Caixa Econômica Federal.
Desta vez, o saque não tem prazo, os participantes podem sacar quando quiserem. A medida vale apenas para quem se cadastrou no PIS até 4 de outubro de 1988 e tem saldo. Mais de 10 milhões de trabalhadores têm direito ao dinheiro-extra.
12/ago/2019
Gestores do Sesi e Senai Mossoró se reúnem com representantes do Banco do Nordeste
Por Robson Pires, em

Gestores do SENAI/Centro de Educação de Tecnologia Ítalo Bologna, do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e do SESI se reuniram com representantes do Banco do Nordeste para tratar de parcerias entre as instituições e divulgação dos serviços aos clientes. No encontro, a gerente do Banco do Nordeste, Sheila Mendes fez uma apresentação mostrando o histórico de atuação na região.
Sheila também apresentou as novas linhas de crédito em longo prazo (com foco nas micro e pequenas empresas) que contemplam financiamentos para investimentos em imóveis, máquinas e equipamentos, inclusive processos dessas empresas, detalhou o FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) para inovação.







Nenhum comentário:
Postar um comentário